Natureza e
Sociedade
Coordenadora Pedagógica: Silveli Leme Saud Nascimento
Na Educação
Infantil, o estudo da Natureza e Sociedade, possibilita às crianças se
engajarem em atividades de investigação e descobertas por meio de observação,
registro e comparação de dados, e posterior elaboração de explicações a
respeito de suas descobertas. As
crianças são incentivadas a testar hipóteses e pensar de forma.
1º Encontro:
Teoria – O que é natureza e sociedade
2º Encontro:
Tema: Descobrindo a natureza e a
sociedade
3º Encontro:
Técnicas:
4º Encontro:
Tema:
Tutora:
Silvia Lucia Santos Ferreira
Oficinas voltadas para repensar as propostas de atividades com a literatura infantil. É importante compreender e explorar as várias possibilidades lúdicas e imaginativas, contidas nas narrativas criadas para o pequeno leitor.
Oficinas voltadas para repensar as propostas de atividades com a literatura infantil. É importante compreender e explorar as várias possibilidades lúdicas e imaginativas, contidas nas narrativas criadas para o pequeno leitor.
Tema: O lobo e os 7 cabritinhos
Técnicas: velcômetro e livro sanfonado
Quem
casa não quer só casa
Fernanda Regina de
Souza Ferreira/ Natácia Aparecida da Silva Moreira
Tatá, o tatu gostava muito de passear, cavar seus buracos e ficar perto
da lagoa. Todos ficavam olhando para ele e comentando que ele nunca iria se
casar, pois ele não tinha sossego!
__ Mas eu nem ligo, pois sei que nestes meus passeios irei encontrar uma
namorada bem bonita e que goste muito de mim – disse Tatá.
Um dia enquanto passeava perto da lagoa Tatá se encontrou com Guida, a
tartaruga. Ela era linda, vaidosa, só era um pouco devagar, mas Tatá nem ligou
para isto e ficou olhando para ela. Foi amor à primeira vista.
__ Nossa como você é linda! Toda a floresta ficou iluminada com a sua
presença! Nunca te vi por aqui! – disse Tatá.
__ Obrigada, meu nome é Guida e me mudei para esta floresta há pouco
tempo. - disse ela.
__ Muito prazer Guida, eu me chamo Tatá e adoraria namorar com você. O
que você acha?
__ Mas você tem certeza?... sou devagar, muitos riem de mim por eu ser
tão vagarosa.
__ É claro que tenho certeza, eu nunca tive tanta certeza. Eu não me
importo com isso, mas uma coisa te digo: só tenho a minha casa para te
oferecer, moro em buracos que eu mesmo cavo.
__ Mas eu não me importo com isso Tatá. Aliás, já tenho a minha própria
casa. Olhe, é só eu encolher minha cabecinha e pronto, moro no meu casco. O que
eu gosto mesmo é de passear, fazer amigos, gosto da natureza, acho que com isso
não precisamos de mais nada.
__ Então está tudo certo, pois eu também gosto de todas essas coisas. Afinal,
você aceita namorar comigo?
__ Se é assim, aceito...
Então os dois ficavam o tempo todo juntos passeando e se divertindo. Não
passou muito tempo para que Tatá pedisse Guida em casamento.
__ Guida, sinto que a cada dia te amo
mais e queria ficar com você para sempre, você aceita se casar comigo?
__ Oh! Tatá que lindo... e em lágrimas Guida respondeu que sim.
Os dois foram logo procurar o Exmo. Sr. Leão, rei da floresta, para que
ele pudesse realizar o casamento.
Chegando ao local onde o Exmo. Sr. Leão celebrava os casamentos já foram
logo dizendo:
__ Exmo. estamos aqui pois gostaríamos de nos casar!
__ Mas vocês têm certeza disso? – falou o Leão.
__ Sim, temos – disseram os dois.
E foi assim que aconteceu o casamento de Tatá e Guida, com muito amor.
Fizeram uma grande festa com todos os seus amigos presentes. Eles já sabiam
como era grande o amor daqueles dois... E dizem até hoje que
eles foram muito, mas muito felizes!
3º Encontro:
Tema: Nico Demo em Bueiro
4º Encontro:
Tema:A bela borboleta
Técnicas: Narração interativa com foco no ponto culminante da história
Comentários
do curso da Ed. Infantil 2012
Após contar a história “ ? Quem casa quer
casa?” de Tatiana Belinky para as crianças, as educadoras Fernanda Regina de
Souza Ferreira e Natácia Aparecida da Silva Moreira do C.E.M.E.I “Antonio Dalla
Costa” escreveram a história “ Quem casa não quer só casa” (autoria delas) e a
apresentaram para as crianças. Construíram um tapete fazendo uma floresta, aonde
os personagens Tatá (o tatu) e Guida (a tartaruga) vão à procura do Exmo. Sr.
Leão para a realização do tão desejado casamento.
As crianças ficaram encantadas com as
apresentações e posteriormente fizeram o reconto da história com direito à
manipulação dos personagens e tudo mais.
Outra dupla que também está se destacando
no curso da Ed. Infantil- Linguagem: Técnicas de contar histórias é a Selma
Maria Arduino Lintz e Paula Roberta Gomes, educadoras do C.E.M.E.I. “Rosa de
Santis Ribeiro”. Além das histórias trabalhadas no curso, elas têm realizado
atividades com suas crianças desenvolvendo a atenção, concentração, coordenação
motora, sem falar do encantamento nítido no olhar dos pequenos.
É o curso da Ed. Infantil descobrindo
novos talentos e provocando mudanças na postura/ prática de nossas educadoras.
Da teoria à prática
Parabenizo
as professoras e educadora que colocaram em prática os conteúdos ministrados durante
o curso de Técnicas de contar
histórias e proporcionaram aos seus alunos momentos de magia e
encantamento.
Abusem da
imaginação renovando o acervo de histórias inserindo as crianças no mundo do
letramento e desenvolvendo assim o gosto pela leitura, ampliando a visão de
mundo, tornando-as autônomas e críticas.
Coordenadora Silvia Lucia
Nenhum comentário:
Postar um comentário